domingo, 22 de março de 2009

A fome que nos mata a cada dia.

A fome é a escassez de alimentos que, em geral, afeta uma ampla extensão de um território e um grave número de pessoas.
• Cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto;
• 1 bilhão de analfabetos;
• 1,1 bilhões de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda per capta anual bem menor que 275 dólares;
• 1,5 bilhão de pessoas sem água potável;
• 1 bilhão de pessoas passando fome;
• 150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo);
• 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida;
• No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.
A fome é originada de causas naturais: como o clima, a seca, inundações, terremotos e as pragas de insetos e as enfermidades das plantas. As causas humanas: instabilidade política, ineficácia e má administração dos recursos naturais, a guerra, os conflitos civis, o difícil acesso aos meios de produção pelos trabalhadores rurais, as invasões, deficiente planificação agrícola, o contraste na concentração da renda e da terra num mundo subdesenvolvido, entre outros.



A cada 3,6 segundos, uma pessoa morre de fome. Por dia, são vinte e quatro mil. Quase todas são crianças desnutridas. E, todavia, o mundo produz mais alimentos de quanto seria necessário para sustentar todos os moradores do planeta. Mesmo assim, há 820 milhões de famintos.
Segundo Frei Betto - assessor especial da Presidência da República – onde alerta sobre a gravidade do problema da fome no mundo.
_ A desnutrição já mata mais que a AIDS, as guerras e o terrorismo juntos.
São dez torres gêmeas por dia cheias de crianças e ninguém chora, ninguém protesta, ninguém lamenta, talvez porque a AIDS, a guerra e o terrorismo não façam distinção de classe e a fome faz - avaliou o assessor.
Especialistas dizem que uma pessoa adulta precisa, em média, de no mínimo 2.500 calorias por dia; o consumo de calorias inferior a esse gera um estado de subnutrição ou de fome endêmica. Um dos grandes aspectos da desigualdade social encontra-se na subdesnutrição, pois em quanto em algumas áreas, principalmente entre pessoas mais ricas, existe um consumo exagerado de comida, gerando graves problemas de saúde relacionados à obesidade, em outras áreas há um consumo insuficiente, sobretudo nas camadas populacionais de baixa renda, ocasionado mortes por desnutrição.
Acabando nosso comentário podemos deixar para reflexão este texto do poeta BLopes de Itapetim-PE:

A Fome que mata
A fome que mata é:

A fome da inveja,
a fome do ódio,
a fome do egoísmo,
a fome da intriga e da maldade,
a fome dos inconformados.


Há famintos por todos os lugares,
Há pessoas de todas as idades,
Há quem não sabe sequer que tem fome
Há muitas maneiras de reagir,
Há fome de toda espécie, infelizmente.

2 comentários:

  1. poxa isso realmente é um absurdo.

    ResponderExcluir
  2. Com o total de alimentos produzidos no mundo, seria capaz de alimentar todos os abitantes da terra, mas o transporte dificulta muito!

    ResponderExcluir